Óleo essencial: Uma introdução ao poder aromático das plantas

O que é um óleo essencial?

Um óleo essencial (OE) é um extrato proveniente dos órgãos de uma planta medicinal e aromática submetida à destilação com vapor d’água.

Ele é, portanto, todo um grupo de princípios ativos naturais encontrados em milhares de plantas que promovem o bem estar físico, psíquico e emocional.

Pode ser usado através da Inalação, Ingestão ou aplicação na pele, seus componentes entram em nossa corrente sanguínea e são metabolizados pelo nosso corpo.

Ele pode ser extraídoda raiz, do caule, da semente, das folhas, da flor, do fruto e da casca, sendo este último (casca) método usado para a extração dos óleos cítricos.

É comum confundir um óleo essencial com uma essência sintética, mas acredite, são produtos completamente diferentes.
As essências sintéticas são produzidas em laboratórios, possuem um custo menor, e agem apenas superficialmente de forma olfativa, enquanto os óleos essenciais aromatizam e possuem características terapêuticas.

Como reconhecer um óleo essencial?

Óleos essenciais legítimos informam em seu rótulo várias características como: o nome científico da planta, a origem do produto (País), a parte da planta empregada na extração, o prazo de validade, a especificação de quimiotipo, a composição e o método de extração.
Eles devem estar em frasco de vidro, de preferência azul cobalto ou âmbar, para evitar o contato direto com a luz UV, pois estes raios podem interferir em suas ações medicinais e farmacológicas.

Vários fatores influenciam diretamente no valor final de um OE, como a quantidade da planta necessária para a produção, a forma de extração, o país de origem, dentre outros.
Dê preferência para óleos essenciais orgânicos e produzidos de forma sustentável, e que sejam certificados pelos órgãos de fiscalizações nacionais, como a ANVISA, por exemplo.

CURIOSIDADE: Você sabia que 1 (uma) gota de óleo essencial equivale a cerca de 24 xícaras de chá daquela planta? Essa é uma informação importante para a sua segurança na utilização dos OEs.

Quais as formas de utilização dos óleos?

Eles podem ser utilizados de diversas formas, os objetivos é que definem a forma específica de seu uso. Podendo ser através de inalação, massagens, banhos de imersão, compressas, escalda pés, tratamentos corporais e faciais, fricção, dentre outros. Por medida de segurança não é aconselhável a aplicação do Óleos essenciais diretamente sobre a pele, são raras as exceções em que isso pode acontecer. Mas a melhor forma de usoé através da diluição em veículos carreadores: que podem ser em forma de gel, creme, argilas, óleos vegetais e até azeite de oliva.
Cada óleo contém uma peculiaridade específica para utilização e ação terapêutica, portanto há a necessidade de conhecer e saber a aplicação correta de cada um deles.

Falaremos mais em outros posts sobre as propriedades específicas de alguns óleos, considerados versáteis, que estão alinhados com as necessidades básicas da aromaterapia.

Afinal, consumir consciente é consumir o essencial.

Veja mais

sobre nós

Nós somos a Amo Green!

Uma marca mineira que compartilha afeto, amor e cuidado por meio do comércio de cosméticos orgânicos, naturais e veganos. 

CATEGORIAS

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES