EUCALIPTO: A AÇÃO DO ÓLEO ESSENCIAL PARA FAVORECER A IMUNIDADE

Pense comigo. O que é melhor? Tratar a doença ou investir na saúde para evitar adoecer?

A melhora do nosso sistema imunológico está intimamente relacionada à segunda opção. Essa rede complexa de células, tecidos e órgãos atua conjuntamente para defender o nosso organismo de agentes que podem comprometer o equilíbrio da nossa saúde.
A baixa imunidade pode ser consequência de fatores, como má alimentação, ingestão excessiva de álcool ou cigarros, mudanças climáticas, falta de cuidados com a higiene e até nosso estado emocional.
O estresse crônico, aliás, é uma das principais causas da verdadeira exaustão dos nossos mecanismos de defesa.
Um estudo europeu demonstrou que o óleo essencial de eucalipto (Eucalyptus globulus) é eficaz para melhorar a imunocompetência, ou seja, a capacidade do sistema imunológico proteger o corpo em um determinado momento, fortalecendo, assim, nossos sistemas de defesa.
Avaliado em testes 𝒊𝒏 𝒗𝒊𝒕𝒓𝒐 com células humanas e 𝒊𝒏 𝒗𝒊𝒗𝒐 com cobaias, o óleo essencial exibiu efeitos importantes em componentes celulares do sistema imune, especialmente em monócitos e macrófagos.

Esses são alguns dos principais mecanismos efetores da resposta imune no combate a agentes estranhos e ataques de patógenos, desempenhando um papel fundamental na detecção e eliminação de tudo o que for considerado nocivo ao organismo.
No referido estudo, o óleo essencial de eucalipto foi aplicado 𝒊𝒏 𝒗𝒊𝒕𝒓𝒐 em células humanas em concentrações variadas entre 0,008% e 0,016%.
Uma amostra celular tratada com 0,008% demonstrou, após 24 horas, um aumento significativo da quantidade de monócitos em circulação no sangue, juntamente a um aumento de 27,1% da porcentagem da atividade fagocítica, um dos principais mecanismos da resposta imune inata usados para remover patógenos e restos celulares.

Já 𝒊𝒏 𝒗𝒊𝒗𝒐 o óleo essencial de eucalipto glóbulos foi administrado por quinze dias consecutivos, na dose de 12 mg/Kg/dia, no período noturno, como suplemento dietético.
Nessa avaliação também foi demonstrado um aumento da resposta imunitária mediada por células inatas, com a elevação do número de monócitos circulantes e incremento na atividade fagocitária.
Resultados esses semelhantes aos detectados na avaliação 𝒊𝒏 𝒗𝒊𝒕𝒓𝒐.
A dose administrada não apresentou nenhum tipo de toxicidade e foi comparável às recomendadas para terapêutica oral em humanos.
O óleo essencial de eucalipto tem como princípio ativo o 1,8 cineol, que além proporcionar um aroma característico, também é o responsável pelas suas propriedades imunorreguladoras, antissépticas e anti-inflamatórias, consistindo, portanto, em um excelente agente no combate de infecções, especialmente as de natureza respiratória.

Os dados exibidos pelo estudo apresentado evidenciam o seu potencial como coadjuvante útil no controle de patologias imunossupressoras, em doenças infecciosas e também após quimioterapia, que atua na redução da produção de células do sistema imunológico.

**Sugestões de uso**

A inalação oferece uma absorção quase instantânea com uma biodisponibilidade altíssima. Utilize 1-2 gotas em um colar aromático/difusor pessoal.
Quando aplicado em um difusor de ambiente atomizador o ar é utilizado como propelente e o nebulizador age como uma câmara de expansão, onde as gotas dos óleos essenciais são quebradas e transformadas em uma névoa muito fina.
Essa névoa, que consiste em pequenas gotículas ionizadas de óleo essencial, permanece suspensa por várias horas, revitalizando o ar, purificando e contribuindo em sua assepsia.
Ele pode ser instalado em qualquer local público ou privado como saunas, ofurôs, consultórios, salas de espera, centros de ginástica, escolas, casas, salas de estar, quartos, cozinhas ou banheiros. Nesse caso, aplique de 6-15 gotas.

Adquira seu óleo essencial de Eucalipto acessando o link:
https://www.amogreen.com/produto/oe-eucalipto-globulus-gt-brasil-70777


REFERÊNCIAS DIRETAS: Laszlo Brasil – Empório Laszlo.

Veja mais

sobre nós

Nós somos a Amo Green!

Uma marca mineira que compartilha afeto, amor e cuidado por meio do comércio de cosméticos orgânicos, naturais e veganos. 

CATEGORIAS

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES