5 dicas para não desperdiçar mais alimentos

dicas não desperdiçar alimentos

Você sabia que o Brasil desperdiça cerca de 27 milhões de toneladas de alimentos por ano? É o que mostra um levantamento recente da ONU.

A pesquisa também revela que 60% dos alimentos jogados fora vêm do consumo de famílias. Apenas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro são produzidas quase 17 mil toneladas de lixo por dia.

Dados assustadores, não acha?

Além disso, a alimentação está cada vez mais cara, e toda dica para economizar é bem-vinda.

É pensando nesse cenário que trouxemos 5 dicas para você não desperdiçar mais alimentos, aproveitando itens que provavelmente iriam para a lixeira. Confira!

1. A pele da batata dá um ótimo lanche ou acompanhamento

É sempre bom ter batatas em casa, pois elas não são caras e podem ser utilizadas como base de inúmeras pratos, como o purê. Mas com raras exceções, toda a sua pele é descartada e deixamos de aproveitar um alimento nutritivo e gostoso! Um detalhe: você não precisa usar a pele da batata na hora que descascá-la, pode guardá-la em um saco plástico para comida e usá-la outra dia.

Por isso, siga essa dica: frite a casca da batata em óleo bem quente e tempere com sal e páprica para ter um lanche ou acompanhamento delicioso e diferente na sua mesa! Se você não quiser fritar, pode assá-la no forno bem quente temperando com azeite de oliva, o sal, a páprica e outras especiariais que desejar. 

2. Aproveite a casca de laranjas, tangerinas, bergamotas e mexericas para fazer temperos

Sim, é isso mesmo! Além de nutritivas, as cascas de frutas cítricas podem ser utilizadas para temperar ensopados de carne e vegetais, como o ragu e picadinhos, e molhos de tomate! Tudo o que você precisa fazer é assar todas as cascas de laranja, bergamota e outras frutas doces cítricas no forno com temperatura média de 200º C para ter um ótimo tempero.

É uma ótima dica para você ter um molho especial e delicioso com o seu ingrediente secreto!

🪴Veja mais: Receita vegana de café da manhã: Panqueca de banana

dicas não desperdiçar alimentos

3. Use os talos dos vegetais

Os talos dos vegetais são geralmente descartados, o que é um tremendo desperdício! Assim, temos duas dicas para aproveitar o caule de qualquer vegetal e trazer ainda mais sabor às refeições: você pode cozinhá-los com vinho branco e água até amaciá-los, secá-los, e temperar com azeite de oliva e sal grosso ou gratiná-los com queijo para ter um crocante petisco. 

4. Não jogue fora toda a casca do melão

O melão é uma fruta deliciosa, mas para comermos o interior macio e docinho, desperdiçamos um bom pedaço da fruta junto com a casca que é bem firme e não tão saboroso. Mas por que despediçar se podemos aproveitar de uma maneira muito criativa?

Separe o interior crocante da casca e utilize no lugar do pepino em saladas e sopas frias. Com certeza você irá surpreender todo mundo! 

5. Faça um aperitivo com as sementes de abóbora e moranga

Após tirar as sementes da abóbora ou moranga, guarde-as para fazer um saudável aperitivo ou lanche. Você só precisará assá-las com as suas especiarias favoritas! 

Compartilhe:

Últimos Artigos​