Consumo consciente: Como você pode contribuir

o que é consumo consciente e como contribuir

No dia 15 de outubro é celebrado o Dia do Consumo Consciente, uma forma de incentivar a adoção de um estilo de vida mais amigável com o planeta.

Aqui na Amo Green, o consumo consciente é um de nossos pilares. Por isso, hoje vamos entender o que de fato significa consumir de forma consciente e dicas de como você pode contribuir para essa causa!

🪴 Veja mais: Protetor solar químico está poluindo oceanos

consumo consciente como contribuir

O que é consumo consciente

O consumo consciente é aquele que leva em conta, ao escolher os produtos ou serviços, as seguintes questões:

  • O meio ambiente
  • A saúde humana e a animal
  • Relações justas de trabalho
  • Preços e marcas

A discussão sobre o consumo sustentável e a adoção de um estilo de vida mais amigável com o planeta vem adquirindo força e crescendo em número de adeptos. Desde 2009, no entanto, ela ganhou um dia específico em sua homenagem.

O dia 15 de outubro marca o Dia do Consumo Consciente, data em que refletimos ainda mais sobre nossa pegada ecológica e o que podemos fazer para reduzi-la.   

Nosso estilo de vida, os produtos que compramos e consumimos, a forma como os descartamos, entre outras atitudes têm um impacto direto na qualidade ambiental e no equilíbrio ecológico, além de afetar diretamente a vida das gerações futuras.

O acesso aos recursos naturais e a uma melhor qualidade de vida no planeta dependem das decisões que tomamos hoje.

Informar sobre consumo sustentável e estimular a tomada de decisões corretas são ações essenciais entre as políticas de gestão ambiental. Por isso, separamos nas imagens algumas dicas simples, de baixo custo e que você mesmo pode fazer em casa.

A busca individual por contribuir para a preservação e recuperação do nosso planeta nunca deve ser subestimada. Cada um de nós pode e deve fazer sua parte!

Como você pode contribuir com a causa

Compre somente o necessário
Para combater o excesso de lixo é preciso combater o excesso de luxo. Evite fazer compras por impulso, não consuma além de suas possibilidades para não desperdiçar. Planeje bem antes de ir ao mercado e evite comprar grandes volumes para estoque. Quanto menos você comprar, menos vai jogar fora.

Evite mercadorias com muitas embalagens
Quanto mais embalado o produto, maior a quantidade de lixo que será gerada. Por exemplo, se sua família é grande, compre as bebidas nas embalagens maiores. Quando for possível comprar embalagens retornáveis de refrigerante, dê preferência a compra, evitando as embalagens descartáveis.

Dê preferência ao refil
As embalagens de refis geralmente utilizam menos matéria-prima para sua fabricação, por serem mais simples, terem menos componentes. Dando preferência a produtos que oferecem a opção de refil, diminuímos a pressão por recursos naturais e energia para a produção de novas embalagens. É interessante avaliar, no entanto, o material de que é feita a embalagem-refil, buscando sempre embalagens recicláveis ou feitas de material reciclado.

Não jogue no lixo o que você pode doar
Ao invés de jogar roupas, livros, móveis, brinquedos e outras coisas que não tenham mais utilidade para você, doe estes itens para entidades beneficentes, para lojas como brechós e sebos ou para alguém que poderia usá-las.

Incentivo para o desenvolvimento de tecnologias mais limpas
É necessário o investimento de empresas e dos governos em novas tecnologias, mais limpas e sustentáveis. Assim, é possível diminuir a geração de resíduos durante a montagem, na manutenção (troca de peças) e também do descarte final dos materiais. As empresas que reduzirem o impacto gerado pelo produto, poderiam ser beneficiadas pelo poder público de alguma forma.

🪴 Leia mais: Cosméticos veganos: O que eles fazem por você e pela natureza

consumo consciente como contribuir

Amo Green é sobre consumo consciente

Nós somos uma multimarca mineira de produtos naturais orgânicos e veganos. Compartilhamos afeto, respeito e o autocuidado por meio do comércio de produtos ecológicos e sustentáveis.

O grande propósito da Amo Green é facilitar o acesso aos produtos naturais, orgânicos e veganos, além de mostrar a todos que utilizar produtos ecológicos e sustentáveis é um gesto de amor com a gente e com o meio no qual vivemos.

Conheça a nossa loja e entre você também nessa onda sustentável!

Últimos Artigos​