Protetor solar químico está poluindo oceanos

protetor solar poluindo oceanos

O aquecimento global, a poluição e o aumento da temperatura dos mares são os problemas mais mencionados quando falamos da situação atual dos oceanos, mas eles não são os únicos. O protetor solar do tipo químico também é um dos principais agressores da vida marinha.

Aqui a gente te informa sobre os reais perigos e consequências de continuar usando filtros solares químicos, tanto para a sua pele quando para o nosso planeta, e te indicamos produtos de composição natural.

Vem com a gente!

recifes de corais no oceano

🌏 Leia também: Substância em cosméticos está ligada a partos prematuros

Impacto do filtro solar químico nos recifes de corais

Fonte de 70% do oxigênio que respiramos vem dos oceanos, o que significa que prejudicar a saúde dos mares é prejudicar a saúde humana.

Além disso, os corais, ecossistemas abundantes nos oceanos, acolhem de 25% a 50% das espécies marinhas e são essenciais na proteção contra a erosão dos solos e na diminuição dos danos causados por furacões e tsunamis.

Mas infelizmente, pelo menos 75% dos recifes de corais estão ameaçados pela atividade humana e substâncias tóxicas, como as encontradas nos protetores solares.

Estudos realizados nos últimos anos apontam que esses químicos estão contribuindo para um fenômeno conhecido como branqueamento de corais, que causa o adoecimento e até morte desses animais marinhos tão importantes.

Nos últimos 30 anos, perdemos de forma irreversível cerca de 30% dos recifes de corais. Ao que tudo indica, se o aquecimento global continuar avançando no mesmo ritmo que vemos hoje, 90% dos recifes vão desaparecer até 2050.

Sem eles, perdemos um ecossistema vital, o que afetará pelo menos 500 milhões de pessoas que dependem desses recifes para proteção costeira e alimentação.

🌏 Leia mais: Diferença entre cosméticos naturais, orgânicos e veganos

protetor solar poluindo oceanos

Se proteja de forma consciente

Cada um de nós pode fazer um pouco para preservar as riquezas da natureza.

Pequenos atos como trocar uma sacola plástica por uma reciclável, ou trocar o protetor com químicas por um veganos, já causa um impacto positivo no nosso planeta.

Usar um filtro solar de composição natural significa cuidas da sua pele e dos nossos oceanos. Por isso, conheça os protetores disponíveis no site da Amo Green!

Protetor Solar Corporal FPS 30 Natural e Vegano 120g - Herbia

O Protetor solar corporal FPS 30 da Herbia, por exemplo, é o primeiro protetor solar natural do Brasil! Ele bloqueia os raios solares, tanto UVA como UVB, a partir de uma barreira física composta por minerais naturais e não nocivos à saúde.

E o melhor de tudo: são seguros para os corais.

Últimos Artigos​