21 benefícios de óleo essencial de lavanda

benefícios óleo essencial lavanda

Os benefícios do óleo de lavanda (Lavandula angustifolia) são diversos, pois ela possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do nosso corpo.

O óleo de lavanda é extraído das flores, através do processo de destilação a vapor.

Origem do óleo essencial de lavanda

A planta de lavanda é inerente nas regiões do Mediterrâneo e Norte da África.

Ela cresce em pedra e habitats ensolarados e também pode ser encontrada nos Estados Unidos, Europa do Sul e da Austrália.

Literalmente, as flores foram acrescentadas pelos antigos gregos, persas e romanos a água do banho, a fim de limpar a sua pele.

A palavra lavanda foi derivada da palavra latina “lavare”, que significa lavar. Foi utilizada com a finalidade de cura na Europa e na Grécia, enquanto foi usada como um desodorante natural na Europa medieval e renascentista. A lavanda foi usada no século 17 em Londres, durante a grande praga.

As pessoas amarravam estas flores ao redor da cintura como uma crença de que ela iria defender contra Peste Negra. 

O óleo de lavanda é de cor amarelo-pálido, verde-amarelo ou incolor com uma fragrância levemente amadeirado e doce.

Ele é capaz de eliminar a tensão nervosa, aumentar a circulação sanguínea, curar problemas respiratórios, higienizar a pele e couro cabeludo e acalmar a dor. Confira mais 21 benefícios desse óleo!

lavanda

1. Repelente de mosquito

Este óleo essencial ajuda a repelir os insetos, como muriçocas, traças e mosquitos. Na pele exposta deve ser aplicado um pouco de óleo de lavanda, a fim de impedir as mordidas. No caso de uma mordida de inseto também diminui a dor e irritação. A planta de lavanda se plantadas em torno das portas e janelas é capaz de restringir a entrada de insetos.

2. Dores de cabeça

Muitas pessoas no mundo estão sofrendo de enxaqueca e dores de cabeça tensionais. De acordo com uma nova pesquisa médica, o óleo de lavanda é uma cura natural para estes problemas. De acordo com o estudo de pessoas da European Journal of Neurology, a dor devido a dores de cabeça de enxaqueca foi reduzida quando o óleo de lavanda foi inalado durante 15 minutos.

Para o tratamento de dores de cabeça, a mistura de óleo de lavanda e óleo de hortelã-pimenta deve ser esfregada sobre a parte de trás do pescoço.

3. Sono

Trata insônia, promovendo o sono tranquilo. Os pacientes mais velhos têm a regularidade do sono quando o óleo essencial é colocado sobre os travesseiros. A medicina moderna diz que problemas de sono podem ser resolvidos com óleo de lavanda, devido ao seu efeito relaxante.

4. Mãos rachadas no inverno

Pode prevenir a dor da coceira, bactericida, secura e alivia e atua como um hidratante durante o inverno. As áreas rachadas das mãos e dos dedos devem ser esfregadas com algumas gotas de óleo de lavanda.

5. Sistema nervoso

Devido sua fragrância calmante, ele trata efetivamente a ansiedade. É capaz de curar a tensão nervosa, depressão, estresse emocional, enxaquecas e dores de cabeça. A atividade mental aumenta devido à sua fragrância refrescante que também trata agitação e esgotamento nervoso. Uma pessoa que inala o óleo de lavanda e óleo de alecrim antes do exame parece reduzir a ansiedade e o estresse mental.

6. Tratamento para Escabiose

A sarna é uma doença à base de água, que é transmitida pelo contato da pele com os infectados. Este parasita que abriga sob a pele causa irritações, dermatite e põem ovos. No entanto, é morto quando o óleo de lavanda é usado com os óleos de chá da árvore. O óleo de lavanda também alivia as irritações causadas por parasitas.

7. Tratamento para Acne

A Acne é uma condição desconfortável e embaraçosa para pele, que os jovens enfrentam quando estão na puberdade.

As feridas vermelhas e elevadas ocorrem na face e no corpo devido à infecção de bactérias perto da glândula sebácea. Isso resulta em infecção, formação de cicatrizes e irritação grave.

O uso de óleo de lavanda impede essa infecção bacteriana e reduz as cicatrizes. Se uma pequena quantidade de óleo de lavanda é adicionada às pomadas ou cremes para a pele, irá acelerar o processo de cicatrização.

8. Alívio da dor

O OE de lavanda ajuda a reduzir dores musculares, dores nas costas, reumatismo, lombalgia e entorses. As dores nas articulações podem ser curadas se o óleo de lavanda é massageado regularmente. O vapor de óleo de lavanda se combinado com oxigênio ajuda a reduzir a dor durante a cirurgia.

9. Melhora do Fluxo de urina

Devido ao seu efeito estimulante sobre a produção de urina é utilizado para tratar distúrbios relacionados com a urina. Ele restaura o equilíbrio hormonal e diminui a inflamação da bexiga urinária. Ele trata as cólicas e outros distúrbios.

10. Distúrbios respiratórios

O OE de lavanda trata laringite, tosse, resfriado, gripe, infecções de garganta, bronquite, congestão nasal, asma, tosse convulsa e amigdalite.

Pode ser aplicado sobre a pele do peito, pescoço e costas ou inalado sob a forma de vapor.

Ele também pode aliviar o catarro e congestão, que é relacionado com problemas respiratórios e acelera o processo de cicatrização. As infecções do trato respiratório podem ser tratadas por inalação do vapor de óleo de lavanda com suas qualidades antibacterianas.

11. Cuidados com os cabelos

O OE de lavanda efetivamente remove os piolhos, lêndeas e ovos de piolhos. Ele também trata a perda de cabelo. Um estudo escocês relatou que os pacientes de alopecia tiveram o crescimento de seu cabelo aumentada quando o óleo essencial de lavanda é esfregado em seu couro cabeludo regularmente. Também é considerada como uma solução para a calvície de padrão masculino.

12. Câncer

De acordo com uma pesquisa, o óleo de lavanda mostrou que impede a ocorrência de câncer da mama em ratinhos. Isso pode indicar que o óleo de lavanda tem a capacidade de lutar contra o câncer e efeitos cancerígenos.

13. Dores de ouvido

A inflamação devido às dores de ouvido pode ser reduzida se as poucas gotas de óleo de lavanda morna massageadas ao redor, atrás das orelhas, ao lado do pescoço e debaixo do queixo.

14. Circulação sanguínea

É usado para curar a pressão arterial e hipertensão. Ele elimina a má circulação e evita o risco de aterosclerose e ataque cardíaco.

15. Bactericida

A mistura de óleo de lavanda e surfactantes naturais serve como um limpador eficaz. As feridas infectadas podem ser limpas com algumas gotas de óleo de lavanda para acelerar o processo de cicatrização e prevenir a infecção.

16. Digestão

O óleo de lavanda ajuda a melhorar a portabilidade dos alimentos no intestino. Ele cura a dor de estômago, indigestão, vômitos, cólicas, flatulência e diarreia e estimula a produção de sucos gástricos e biliares.

17. Imunidade

Ajuda a fortalecer o poder de imunidade para lutar contra várias doenças. De acordo com uma pesquisa feita no século 20, devido às suas propriedades antivirais e antibacterianas, ele fornece imunidade contra as doenças como a difteria, febre tifoide e tuberculose.

18. Doença do movimento

O óleo de lavanda fornece um alívio dos sintomas da doença de movimento menor. Mas ela não impede a doença de movimento pois é exigido um medicamento mais forte.

19. Remédio Antifúngico

As poucas gotas de óleo de lavanda devem ser esfregadas sobre a área infectada com micose. Deve ser efetuada uma vez por dia até que o fungo seja removido.

O óleo de lavanda, se aplicado sobre as unhas infectadas diariamente, ajuda a curar e hidratar. A fim de se livrar da irritação e infecções fúngicas nos pés devem ser embebidos em água morna com óleo de lavanda.

20. Cuidados com a pele em geral

Devido às suas propriedades antissépticas e antifúngicas, ajuda a curar os problemas de pele, tais como rugas, acne e psoríase. Ele acelera o processo de cicatrização de queimaduras, cortes, feridas e queimaduras. O eczema pode ser tratado através da adição de óleo de lavanda com camomila.

21. Problemas de garganta ou espasmos musculares

Os espasmos esofágicos podem ser tratados tomando algumas gotas de óleo de lavanda proporcionando o relaxamento dos músculos involuntários do sistema digestivo. Ele diminui eficazmente os espasmos e proporciona relaxamento para os músculos constritores da garganta.

Juntos por um mundo natural e saudável! 💜

Últimos Artigos​