Óleo Essencial de Camomila: Tipos e benefícios

camomila

O Óleo Essencial de Camomila possui diversas propriedades e algumas variações. Conheça os dois tipos de OE’s de Camomila e seus benefícios!

Óleo Essencial de Camomila Azul Alemã

A camomila-alemã (Matricaria recutita), conhecida até pouco tempo como Matricaria chamomilla, é uma planta herbácea muito utilizada desde a antiguidade pelos egípcios, gregos e romanos por suas propriedades medicinais, cosméticas, ornamentais e aromáticas.

Pertencente à família Asteraceae, ela apresenta caule ereto, glabro (sem pêlos) e ramificado de folhas delgadas e bem recortadas. Alcança cerca de 30 a 50 cm de altura e suas flores lembram pequenas margaridas brancas cuja floração ocorre na primavera e no verão.

Foi introduzida no Brasil há aproximadamente 100 anos pelos imigrantes Europeus e atualmente é usada no preparo do suave e delicioso “chazinho”, apontado como sedativo e indicado para aliviar as cólicas dos bebês.

Propriedades terapêuticas

Atua na descongestão hepática, é anti-micótico, anti-inflamatório e Anti-ulcerativo (úlcera-estomacal).
Alivia dores musculares, em especial, se associados a estados nervosos. Bons resultados em artrites, dores de cabeça, dentes (também na primeira dentição) e ouvidos.

Ajuda na recuperação de entorses e articulações inflamadas. Pode ser útil em casos de síndrome do intestino irritável, diarreia, cólicas intestinais, vômitos, gases e inflamação dos intestinos, além de ser um leve sedativo para uso infantil, conjuntivite e irritação na gengiva. Útil contra alergias e como imunoestimulante.

Propriedades cosméticas

Auxilia na regeneração e formação de tecido celular novo na pele, sendo útil em queimaduras, bolhas, inflamações, furúnculos, feridas, pé de atleta, acne, herpes, dermatite, psoríase e alergias.

Propriedades emocionais (psicoaromaterapia)

É um óleo muito relaxante que leva harmonia em casos de tensão, raiva e medo. Facilita a ligação à criança interior, levando-lhe cura, perdão e conforto.

Ajuda também no fortalecimento do amor entre pais e filhos. Excelente auxiliar na meditação, ajudando a libertar iras e ansiedades e aflorando a paz interior.

Leia mais: Óleo essencial de Palmorosa e seus benefícios

óleo essencial

Óleo Essencial de Camomila Romana

A camomila romana, também conhecida como camomila-de-paris, macela, mançanila, camomila ou camomilha é uma erva perene da família das asteráceas, nativa da Europa.

Os antigos egípcios consagravam-na ao Deus Sol Rá e os médicos gregos prescreviam-na para tratar todo tipo de febre e também e para untar o corpo.

Era conhecida dos saxões como maythen e era uma das nove ervas sagradas da Lacnunga, o antigo texto anglo-saxão, a camomila é famosa há muito tempo pelos seus poderes curativos. O nome camomila deriva da expressão grega Kamai melon, que significa “maçã da terra”.

É conhecida como a “médica das plantas” porque cura as plantas vizinhas das suas doenças.

Propriedades terapêuticas

Excelente calmante, sedativo e anti-inflamatório, útil em problemas como conjuntivites, dores reumáticas, nervosismo e insônia.

Analgésico, antianêmico carminativo, digestivo, emenagogo, antitérmico, hepático, sedativo neural, estomáquico, tonificante, vermífugo e vulnerário.

Artrite, articulações inflamadas, dores musculares, reumatismo e distensões. Também é indicado para dor de ouvido, dor de dente e a dor da dentição das crianças.

Propriedades cosméticas

Indicado para acnes, alergias, queimaduras, cortes, eczema, inflamação, picadas de inseto e erupções cutâneas. Também é bom para o cabelo.

Propriedades emocionais (psicoaromaterapia)

Desenvolve amor e o senso de perdão nas pessoas. No tratamento de depressão e síndrome do pânico.
Útil para pessoas que sofreram choques profundos, traumas. Ameniza stress pós-operatório.

REF. Empório Laszlo.

Últimos Artigos​