Diferença entre cosméticos naturais, orgânicos e veganos

diferença cosméticos naturais orgânicos veganos

O estilo de vida saudável tem se tornado cada vez mais popular entre as pessoas. A sustentabilidade agora não só diz respeito ao meio ambiente, mas também à beleza. Assim, é normal que as pessoas adeptas a esse estilo de vida se deparem com diversos tipos de cosméticos.

Afinal, já parou para pensar em qual é a diferença entre produtos naturais, orgânicos e veganos? Será que tem mesmo diferença? Ou estariam todos eles na mesma categoria? Continua lendo que a gente te explica e tira todas as suas dúvidas sobre esse assunto!

Cosméticos naturais

Um cosmético considerado natural tem seus ingredientes extraídos diretamente da natureza. Óleo essencial de lavanda e argila, por exemplo, são compostos naturais, pois vieram de fontes naturais.

Alguns produtos apresentam maior ou menor concentração de ingredientes naturais, isso varia de cosmético para cosmético.  

É importante destacar que também existem siglas feitas para indicar se um produto é natural ou orgânico. Elas podem ser encontradas nos rótulos e embalagens do material. Procure por “IBD” (orgânico) ou “ECOCERT” (natural), elas são responsáveis por checar quais ingredientes são usados em cada produto, além de ajudar a nortear os princípios dessas categorias. 

Cosméticos orgânicos

Apesar de parecido com os naturais, os cosméticos orgânicos tem uma diferença: devem apresentar no mínimo 95% de material orgânico, sem químicas durante o cultivo e antes dele. Toda a cadeia produtiva precisa ser qualificada. Essa categoria preserva a saúde de todo o ecossistema, dos agricultores, do solo, dos rios e dos animais.

produto de côco

Dessa forma, todo cosmético orgânico é natural, mas não necessariamente vegano.

Cosméticos veganos

Os cosméticos veganos não possuem nenhum derivado de origem animal em seu processo de fabricação. Eles também são livres de crueldade e não são testados em animais. Além disso, essa categoria conta com diversos benefícios, como possuir um padrão de alta qualidade e ser ideal para peles sensíveis.

Um cosmético vegano não é necessariamente orgânico ou natural. Eles podem ser produzidos com materiais sintéticos, criados em laboratório. O produto é considerado vegano quando apresenta o símbolo vegan (vegano) e cruelty-free (livre de crueldade) na sua embalagem. 

mulher passando produto no rosto em frente ao espelho

E agora, qual escolher?

O critério para escolher qual tipo de produto usar é totalmente pessoal, e apenas você pode responder essa pergunta! Reflita sobre as suas necessidades, seus princípios, o que agrega mais valor para você no momento?

Como você pôde ler, há produtos que fazem parte das três categorias ao mesmo tempo, enquanto outros atendem a uma ou duas. Escolha aquele que mais faz sentido com a fase que você está vivendo agora.

Na Amo Green, você encontra produtos naturais, orgânicos e veganos com os melhores preços. Acesse e compre agora!

Últimos Artigos​