Hoje, dia 7 de julho, é comemorado o Dia Mundial do Chocolate! Apesar de não haver um consenso, acredita-se que essa data tenha sido escolhida por marcar a chegada do chocolate na Europa, por volta do século XV.
Atualmente, o Brasil está entre os maiores mercados consumidores do mundo deste doce tão conhecido. Isso porque estima-se que os brasileiros comam cerca de 2,5 quilos de chocolate por ano.
Além disso, uma pesquisa realizada pelo Instituto Kantar e apresentada pela Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas) mostrou que, em 2020, a categoria chocolates cresceu 1,5% nacionalmente. O estudo também comprovou que o doce originado do cacau faz parte da lista de compras de 82,6% dos lares brasileiros.
E para comemorar essa data, reunimos algumas curiosidades e benefícios desse doce tão popular, e ensinamos uma receita prática de sobremesa vegana feita apenas com dois ingredientes!
🪴Leia também: Receita vegana de café da manhã: Panqueca de banana

Benefícios do chocolate
Chocolates, principalmente os amargos ou meio-amargos, podem trazer vários benefícios para a sua saúde, quando consumidos com moderação. Alguns desses benefícios são:
- Alívio do estresse;
- Combate à ansiedade;
- Ajuda raciocinar melhor;
- Melhora o humor;
- Fornece energia;
- Combate a depressão.
E o chocolate vegano?
Por ter mais cacau em sua composição, o chocolate vegano é mais natural, tem menos gordura e é mais nutritivo, o que faz com que ele tenha ainda mais benefícios, como:
- Combate ao colesterol;
- Prevenção de anemia;
- Regulagem do intestino;
- Diminui risco de diabetes;
- Combate a hipertensão.
Do que é feito o chocolate vegano
Primeiramente, um chocolate denominado como vegano não pode ter nenhum ingrediente de origem animal, como leite, mel, albumina e glicerina.
O chocolate vegano, assim como chocolates ao leite, também é feito a partir do cacau. Normalmente, a partir de 40%, a porcentagem desse item é indicada na embalagem.
Alguns dos alimentos mais comuns que compõem os ingredientes de um chocolate vegano são a manteiga de cacau, manteiga de amêndoas e lecitina de girassol ou soja. Para adoçar, algumas das opções possíveis são o açúcar demerara, xilitol e eritritol. Quanto mais cacau, mais amargo o sabor.
A Amo Green conta com um catálogo de chocolates para todos os gostos!
Receita de Fudge Vegano
Para comemorar o Dia Mundial do Chocolate, sugerimos uma receita super prática e saudável de sobremesa: o Fudge Vegano! E o melhor de tudo, é que ele é feito com apenas dois ingredientes. Confira quis são e como preparar esse maravilhoso doce!

✍🏿 Ingredientes
- 1 xícara (chá) de óleo de coco palmiste Therra Aromas & Sabores (by Laszlo);
- 1 xícara (chá) de chocolate vegano 70% Therra Aromas & Sabores (by Laszlo) picado.
🥄 Como preparar?
- Derreta o óleo de côco palmiste e o chocolate em banho maria e misture-os bem.
- Depois, divida a mistura igualmente em uma bandeja para cubos de gelo.
- Sinta-se livre para adicionar cerca de 1/4 de xícara de coco ralado e/ou pedaços de nozes e castanhas.
- Coloque o seu Fudge no congelador ou freezer até ficar consistente.
Prontinho, agora é só se deliciar com esse doce maravilhoso e sustentável!